Vantagens do Aço Galvanizado

Vantagens do Aço Galvanizado

Vantagens Do Aço Galvanizado

A galvanização consiste em um processo químico que deposita uma camada de zinco sobre o aço, garantindo uma longa vida útil à estrutura de aço, aumentando sua resistência a corrosão ou ferrugem e permitindo sua fixação por meio de parafusos, isso sem a necessidade de soldas.
O zinco ajuda a poupar recursos naturais como o minério de ferro e energia, prolongando a vida útil dos produtos que utilizam esta proteção e contribuindo economicamente sobre o investimento do capital em aço. Isso faz dele o método mais eficiente em termos de custos e de meio ambiente como proteção do aço contra corrosão.

O aço galvanizado é ideal para substituir a madeira nas estruturas de telhado. Conheça as diversas vantagens do material:
- Alta resistência às intempéries:as estruturas em aço galvanizado não sofrem com os danos causados pelo mau tempo.
- Durabilidade: existem diversas maneiras de proteção efetiva do aço contra corrosão, seja por meio de revestimento metálico ou pintura, ou ambos, que são cada vez mais aplicados diretamente às chapas ou à estrutura durante o processo de fabricação.
- Prazos mais curtos: o tempo de fabricação médio das peças é de 30 dias e o da montagem, de uma semana a 15 dias. Exemplo: uma casa de 300 m² leva cerca de uma semana para ser montada utilizando as estruturas em aço. Uma de concreto, em torno de três meses. 
- Economia e rapidez na montagem:as estruturas já chegam prontas nos locais de obra, facilitando assim o processo de montagem e agilizando a obra e minimizando os incômodos causados à vizinhança.

- Racionalização de material e mão-de-obra: o sistema industrializado evita desperdício e requer menor número de operários. 

- Confecção de trabalhos em paralelo: enquanto se fazem as fundações, as peças metálicas estão sendo fabricadas. 

- Obra limpa e organizada: sem depósitos de cimento, areia, madeira e ferragens, o entulho é menor. 

- Flexibilidade: edificações com estrutura em aço oferecem máxima liberdade ao empreendimento, tanto na fase de operação como em futuras adaptações. As construções podem ser facilmente modificadas ou ampliadas para se adaptarem a novos usos.

- Maior área útil e distância entre vãos: os pilares e as vigas são mais delgados do que os equivalentes de concreto. Ou seja, a área interna aumenta e a distância entre os pilares também. 

- Possibilidade de reciclagem: o aço tem alto valor de revenda e pode ser derretido para a confecção de outras peças. 
- Colabora para a preservação das florestas nativas:nenhuma árvore é derrubada para a fabricação de uma estrutura para telhado em aço galvanizado.
 
- Não polui o meio ambiente:o aço é obtido a partir do minério de ferro, que é um dos elementos mais abundantes no planeta. Do processo de produção resulta um material homogêneo, que não libera substâncias que agridem o meio ambiente.
- O aço é 100% reciclável: o aço pode ser reciclado em sua totalidade sem perder nenhuma de suas qualidades. Devido a suas propriedades magnéticas, que não são encontradas em nenhum outro material, o aço é facilmente separado de outros materiais, possibilitando elevados índices de reciclagem. Se abandonado no meio ambiente, o aço retornará para a natureza em 5 anos, na forma de óxido de ferro. 


- Imune ao ataque de cupins:ao contrário da madeira, o aço não sofre com os ataques de cupins, que é uma das grandes queixas que aparecem com o tempo nas construções.
 
- Maior facilidade no transporte, baixando os custos de frete:o transporte é seguro e mais prático, devido às estruturas serem mais leves e mais fáceis de locomoção. 
 
- Fácil reposição:as estruturas são de fácil reposição, pois a montagem do aço galvanizado é mais rápida e prática.
 
- Menor peso total:o menor peso da estrutura em aço reduz as fundações e escavações, gerando menor retirada de terra que, consequentemente, diminui as viagens de caminhões para sua remoção e a necessidade de áreas para descarte.
 
- Maximiza a iluminação natural com economia de energia: a alta resistência do aço permite estruturas com vãos mais amplos. Telhados e fachadas leves e transparentes favorecem a iluminação natural e, assim, a economia de energia elétrica.
 
- Adaptável a quaisquer projetos e telhas:as estruturas em aço galvanizado são funcionais para qualquer tipos de telhas e projetos, sejam eles residenciais ou em grandes galpões.
 
- Não empena:com o tempo e a umidade a madeira empena, comprometendo o telhado, as estruturas em aço não correm esse risco.
 
- Não emana odor desagradável:ao contrário da madeira, as estruturas em aço galvanizado não emanam cheiros desagradáveis, mesma quando úmida.
 
- O risco de incêndio é reduzido:com estruturas em madeira a probabilidade de ocorrência de incêndio é muito maior, já com o aço o risco é reduzido.